Cineclube Cidadãos Artistas convida: DIA - Dia Internacional da Animação 2011

O Cineclube Cidadãos Artistas pela 4ª vez consecutiva participará da mostra cinematográfica DIA - Dia Internacional da Animação.



O roteiro da animação deste ano estendeu-se e na última semana de outubro de 2011 contemplará 4 cidades: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Paulo e Suzano!

Confira toda a programação deste ano baixando o nosso encarte da divulgação: http://www.4shared.com/folder/8K1bhlsW/_online.html

Esperamos sua presença!

Abraços animados!

Fabi Menassi e Carlos Rogerio
Cineclube Cidadãos Artistas

Cineclube Cidadãos Artistas convida: DIA - Dia Internacional da Animação 2011

O Cineclube Cidadãos Artistas participará pela 4ª vez consecutiva da mostra cinematográfica do DIA - Dia Internacional da Animação.



Este ano o roteiro da animação estendeu-se e na última semana de outubro de 2011 contemplará 4 cidades: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Paulo e Suzano!

Pode conferir toda a programação deste ano baixando o nosso encarte da divulgação: http://www.4shared.com/folder/8K1bhlsW/_online.html

Esperamos contar com sua presença!

Abraços animados!

Fabi Menassi e Carlos Rogerio
Cineclube Cidadãos Artistas

Gaiola Atmosférica, 15 de outubro em Ribeirão Pires, SP


GAIOLA ATMOSFÉRICA, 

Feira solidária cultural, 15 de outubro em Ribeirão Pires, SP

Olá amig@s!

A experiência da Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA, que retomou seu processo de formatação em junho passado, acontecerá no início de setembro, dia 15 sábado, entre as 14 e as 18 horas. Estaremos tod@s reunid@s para praticar outros tipos de relações sociais possíveis.

Com apoio do Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS e a idealização da rede ABC Estância Solidária, nesta edição temos mais uma vez a parceria da Associação de Artesãos da Estância Turística de Ribeirão Pires na elaboração da dinâmica de atividades. Também colaboram a ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), o OFICINATIVA, a UNICOMLIVRE, o QUINTAL ORGÂNICO, entre outros.

A iniciativa, que já propôs algumas ações no último ano, pretende ser uma opção na região para quem se interessa em divulgar / comercializar produções dentro de paradigmas para uma nova sociedade. Esses interessados podem ser artesãos, artistas, educadores, comunicadores, agricultores, culinaristas, entre outras categorias. Os formatos de "negócios" podem ser a troca, a doação, a venda direta, o empréstimo, etc. A intenção da GAIOLA ATMOSFÉRICA é fomentar a participação e a criação coletiva. Nesse sentido, ao invés de estabelecer um regulamento verticalizado, preferimos fazer as experiências na prática e logo avaliar os resultados e pensar sua continuidade. A única indicação é que "os produtos" apresentados sejam criativos (1) e seus valores solidários (2). Deve, sobretudo, prevalecer o bom senso pessoal nas propostas.

Acima de qualquer coisa, a Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA deseja ser um espaço / momento para a ativação e a educação de um sentimento comunitário que encoraje a construção de uma Cidadania mais autônoma e mais informada em relação aos direitos e deveres.

Artesanato, música / discotecagem, comunicação popular de rua, meio ambiente, fanzines, oficinas, circuito de brincadeiras tradicionais, lançamento do Guia de manifestações culturais do Grande ABC, exposição do intercâmbio Enlaces Solidários em Cuba, são algumas das atividades para o novo encontro que será na Praça Ernest Solvay (Praça Central), Estância Turística de Ribeirão Pires (próximo do terminal rodoviário e da estação de trem).



Outras informações e inscrições com Juanpablo no telefone 11 6489 8872 ou www.oficinativa.blogspot.com.

Abraços

(1) entenda-se criativos como todo produto, serviço ou obra original, desenvolvido pela pessoa / organização que o apresenta; a Feira privilegia espaço e difusão para os que desejam repensar e ressignificar as atuais práticas individuais e coletivas;

(2) entenda-se solidários como algo que estimule e cative os outros, assim como sensibilizaria você mesmo; pretendemos estimular o comércio justo e gerar satisfação para o produtor, o consumidor e o prossumidor...


2º Festival de Vídeos na Escola - Exibição Galeria Olido e CEUs


Olá amig@!


Tenho a satisfação de convidá-l@ a assistir um vídeo de minha produção, trata-te do vídeo intitulado A Lenda dos Diamantes (programa 3). Sua exibição será na Galeria Olido e em alguns CEUs (cidade de São Paulo). A iniciativa é do Coletivo Nossa Tela organizador do 2º Festival de Vídeos na Escola. 

Mais informações sobre o Festival:

2° Festival de Vídeo nas Escolas une rede pública e privada de ensino

Mais uma vez o Coletivo Nossa Tela coloca em ação o Festival de Vídeo nas escolas. Este festival é um dos poucos no país que busca exibir os vídeos produzidos em escolas públicas e privadas do ensino básico e relatar experiências de educomunicação.
O evento será realizado no Cine Olido, centro de São Paulo, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2011, com exibições, debates e seminários sobre a produção audiovisual na sala de aula.

Produções em sala de aula – Recebemos neste ano 85 vídeos provenientes de São Paulo, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. Foram escolhidos 48 filmes que compuseram 5 programas de 70 minutos cada. Os filmes foram classificados em duas categorias: alunos e professores. O festival dará uma premiação em câmeras aos 3 primeiros colocados em cada categoria. A Cerimônia de premiação acontecerá no dia 15 de outubro às 19h30 no Cine Olido.

Exibições – Além da exibição fixa em uma das salas de cinema mais tradicionais de São Paulo, o Cine Olido, o festival este ano tem uma grande novidade: os filmes estarão disponíveis para visualização no site nossatela.com.br por meio de uma parceria com o site Kinooikos.com.
Mais uma novidade é a parceria com a TV Brasil e alguns filmes serão selecionados para serem exibidos no programa Um Outro Olhar que vai ao ar nacionalmente.
Ainda o Festival também irá realizar uma itinerância em uma parceria com O Coletivo Felco SP dentro da Mostra Coordenadas e levará a programação do Festival ao CEU Cidade Dutra e Butantã.

O Seminário “Uso de Vídeo em Sala de Aula”
Como parte das atividades do Festival O Nossa Tela está organizando um seminário que vai acontecer na Galeria Olido no dia 16 de outubro às 10h que colocará em discussão as experiências dos professores que já utilizam o vídeo como uma ferramenta didática e discutirá alguns programas que incentivam o uso de vídeo nas escolas como o Programa Cultura é Currículo da Secretaria Estadual de Educação de SP, o Programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação de SP e a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação da USP que criou este ano o curso de licenciatura em Educomunicação.

Sobre o Coletivo Nossa Tela
O Nossa Tela é um coletivo de vídeo popular que surgiu em 2006 e desde então atua com a produção, exibição e formação em audiovisual, principalmente em escolas. Neste período realizamos vários cursos de formação com alunos e professores em escolas públicas e privadas. Temos como objetivo influenciar as políticas públicas de educação para a construção de uma educomunicação por meio da produção de vídeo.

Atenciosamente,
Coletivo Nossa Tela.

Confira a programação completa do Festival: