Rádio Paisagem

Rádio Paisagem - a rádio que toca passarinho 
Conheça a Rádio Paisagem, o novo projeto AvistarBrasil, que recria a paisagem sonora de cada bioma brasileiro a partir do canto das aves. A Rádio Paisagem é ideal para deixar como som ambiente, janela de escape da loucura cotidiana. 
Faça seu cadastro! Você pode criar suas próprias paisagens, retratar os sons de sua região ou de sua memória. Invente um novo uso! Rádio-paisagem é um experimento coletivo, suas idéias serão bem-vindas! www.radiopaisagem.com.br

Obs.: esta excelente iniciativa faz refletir sobre algo alarmante: se não houver consciência e responsabilidade, futuramente é bem provável que o homem apreciará a natureza virtual pela mídia.

Brasil: Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira



A amiga Ana Frari (Quintal Orgânico) encaminhou este interessante vídeo. Com o titulo Brasil: Um planeta faminto e a agricultura brasileira este curta de animação demonstra uma importante mensagem sobre a procedência de nossa ALIMENTAÇÃO.


Vale REFLETIR e COMPARTILHAR...

Amor Experimental no "Ó auê aí, ô"

Cartaz: Rogerio Amorim (Projeto Oficinativa). Desenho: Fabi Menassi


O Amor Experimental (representado pelos amigos Rogerio Amorim e Brunna Alline) realizou no Teatro Manacá em Rio Grande da Serra/SP o espetáculo infantil "Ó auê aí, ô". O evento marca o início do "Amor Experimental só para pequen@s".


A surpresa do evento foi a interação com a própria platéia que participou do show como um dos protagonistas. O grupo levou os instrumentos e os apetrechos e com o principal objetivo: propagar a ludicidade e envolver os presentes na construção de um espetáculo, sempre diferente um do outro, NÃO permitiu a existência da separação artista e platéia. Sempre com o desejo de estimular a tod@s a sair do papel de meros espectadores para apreciadores ativos, o Amor Experimental sentiu a energia potente das crianças.


Agradecemos imensamente aos fabulos@s pequen@s por esta vivência coletiva que acreditamos ser uma alternativa de construir uma educação mais afetiva e feliz. E eles, e nós também claro, merecem mais e sempre...

Por esta nem o Palavra Cantada esperava...

Quintal Orgânico rumo a Cuba

O DOMINGO ORGÂNICO (dia 31 de outubro) foi repartido com o dever cidadão de votar (2º turno da eleição presidencial). Talvez por isso - o peso da responsabilidade social - poucos amigos (porém uma nova amiga a Irís do viveiro da Giral - www.giral.com.br) apareceram para nossa confraternização mensal.





O encontro marcou o início da campanha "Orgânicos rumo a Cuba" em busca de apoios para a participação do coletivo no Congresso Internacional de Pedagogia em Cuba no início de 2011. O trabalho "Por qué actuar colectivamente con los resíduos orgánicos en las grandes ciudades es un proceso poítico-educativo?" foi selecionado e agora desejamos arrecadar fundos (ou outros meios) para enviar nossas representantes, Ana Fabiana, à cidade de Havana entre 24 e 28 de janeiro


Alguém se anima a colaborar? 

Festa do Migrante - Ribeirão Pires/SP - outubro, 2010


Em outubro estive participando através de registros e apoio afetivo aos amigos (Rogerio, Ana e Bete) do Quintal Orgânico (São Caetano do Sul) da 13ª festa do migrante de Ribeirão Pires. Este ano realizada em outubro - e não mais em agosto (para não chocar com o tradicional Festival do Chocolate de Ribeirão).

Aproveitamos a festa para realizar uma edição da Gaiola Atmosférica, uma das programações da agenda anual do Ponto de Cultura Cidadãos Artistas. @s companheir@s artesãos Juan Pablo e Ana Maria gentilmente dividiram conosco seu espaço para que pudéssemos expor nossos apetrechos e ideias. 


Havia grupos de diversas etnias porém foi surpreendente e gratificante assistir o encerramento: a apresentação de um quarteto africano. Mesmo sob chuva animou os participantes da festa com sua intervenção descontraída e interativa e mostrou de que é feita a Africa. 


Ação no Projeto Oficinativa diretamente para Espanha

Y si jugamos tod@s em CD rom


E depois de muita espera e expectativas, temos em nossas mãos o resultado do projeto intercultural "Y si jugamos todos y todas?". Este foi uma ação desencadeada pela ONG cordobesa CIC Batá, que trabalha com diversas temáticas sociais, na qual estimularam diversos parceiros de diferentes países a produzirem uma investigação sobre jogos e brincadeiras de suas culturas. Logo estes se converteram em publicações, numa exposição itinerante, em capacitações pela província espanhola de Andaluzia e agora num CD coletânea de todo o processo. O financiamento do projeto foi da AACID (Agência Andaluza de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento).

Nós tivemos o privilégio de participar com a edição de 2 revistas, além de fotos, desenhos, vídeos e alguns exemplares de brinquedos artesanais. E nos agradou bastante compartilhar nossa ludicidade popular.

Para ver tais materiais acesse O brincar / jogar em nossas ações e Brincadeiras, brinquedos e jogos do Brasil, as revistas em co-produção com a arte-educadora Fabi Menassi. Também há o vídeo Brincar e jogar disponível em www.youtube.com/watch?v=aWdfHDVNQBE. E quem desejar uma cópia do CD rom "Y si jugamos todos y todas?", faça contato. 

--
Postado por Carlos Rogerio Amorim no blog do Projeto OFICINATIVA em 12/24/2010 06:02:00 AM

Aula de artes, 10/11/10 - 3ª série B

A filmagem mostra uma aula que realizei com os alunos da EE Profª Maria Antonietta de Castro. Fizemos uma casa tridimensional de papel.

Abraços


Aprendizados no coletivo Amigos do Quintal Orgânico - São Caetano do Sul/SP

Neste final de ano tive o prazer de acompanhar e registrar a amiga Ana Frari nas oficinas do Quintal Orgânico. 
Em novembro estivemos em um belíssimo cenário a praça Mâe Menininha do Gantois (próxima a estação ferroviária José Bonifácio/Zona Leste de São Paulo) com uma galerinha muito especial: as crianças da EMEI Aparecida Maria de Mendonça para mais uma oficina de bolas de sementes. 





















Veja a postagem completa no link http://quintalorganico.blogspot.com/2010/11/oficina-bolas-de-sementes-com-as.html

Agradecemos o convite da ALMA Ambiental (Ponto de Cultura COHABITARTE).

E mais...













Em dezembro desenvolvemos com os estudantes do quarto ano do colégio Arbos (São Caetano do Sul/SP) através da técnica chamada estaquia o plantio de Manjericão. Ainda ficou guardado na memória o saboroso aroma do condimento...

Confira mais alguns momentos da oficina:


E a postagem completa...
http://quintalorganico.blogspot.com/2010/12/oficina-estaquia-de-manjericao-colegio.html



Agradecimentos também ao colégio Arbos (São Caetano do Sul/SP) pela oportunidade de mostrar as atividades do Quintal.


Dá lhe Educação Ambiental! Dá lhe Quintal!

Universidade Livre das Artes na Revista Global Brasil - RJ

Eis que a ULA saiu na Revista Global (editada pela galera do RJ e Cia). Trata-se de uma publicação "MASSA".
A Carta Aberta da ULA foi reproduzida na seção "Maquinações":

http://www.revistaglobalbrasil.com.br/

Agradecimentos: Cris e Bárbara!!!