Index

portfolio (113) desenho (60) fanzines (55) exposições (45) Vivências pessoais (40) história em quadrinhos (35) Oficinativa (34) Convites (33) dicas - arte educação (27) publicacao (27) Quintal Organico (24) arte educação (23) Ideias para trabalhar na escola (22) Poesias (18) Amor Experimental (17) thina curtis (17) fanzinada (16) AfroEscola (13) Projeto Cultura Afroindígena (13) Cineclube Cidadãos Artistas (12) Poemas Ilustrados (12) criança = CRIAR Arte Moderna e Contemporânea (12) cultura africana (12) Rede ABC - Estância Solidária (11) Mensagens - reflexão (10) Cinema (9) Imagem vale mais que mil palavras (9) Propostas de atividades (9) Feira Gaiola Atmosférica (8) Orquestra Paulista de Gaitas (7) música (7) teatro de sombras (7) Escola (6) arte de rua (5) atividades itinerantes (5) galeria de arte dos alunos (5) vídeos (5) Educomunicação (4) Textos (4) cultura (4) lançamento (4) Bicicleta (3) Imagem vale mais do que mil palavras (3) cultura indigena (3) espetáculo teatral (3) premiação (3) produção de vídeos (3) quotidianos (3) videos (3) Passeios (2) ULA - Universidade Livre das Artes (2) agroecologia (2) animação (2) arte postal (2) cidadaos artistas (2) contação de histórias (2) curso (2) documentário (2) gaita (2) hq (2) lançamento de livro (2) literatura (2) meio ambiente (2) parcerias (2) pinturas (2) Bloqueio de Telemarketing (1) Dicionário de língua portuguesa (1) Fanzines portfolio (1) Fórum Social ABC (1) Núcleo ABC de Folclore (1) Reclamação (1) Sustentabilidade (1) Turismo de Intercâmbio Ecológico (1) campanha (1) estúdio (1) folclore (1) graffiti (1) intervenções (1) retrato artístico (1)
Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Paulistana, licenciada em Artes Visuais, professora titular de Artes da rede pública de ensino do Estado de SP. De maneira autônoma e em parceria com coletivos de arte, cultura e cidadania pesquisa/desenvolve as linguagens artísticas: desenho, quadrinhos, produção de vídeo experimental e de música experimental. Desenvolve os projetos educacionais: "Arte Moderna e Contemporanea" e "Cultura AfroIndigena nas Escolas". Cria/participa de Fanzines de ilustração e de poemas ilustrados em parceria com escritores e educadores independentes. Participa desde 2012 de exposições de Desenho, de Quadrinhos e de Fanzines. Formou-se também na área de construção civil e teve experiência profissional como Técnica em Edificações, Tecnóloga em Construção de Edifícios e Desenhista Projetista/Arquitetura.

Relato e galeria de fotos do projeto "Experimentando Teatro de Sombras na Sala de Aula" disponível no site do Instituto Arte na Escola

No site do Instituto Arte na Escola compartilho com Giuseppe Carlos, também professor de arte, a autoria de um relato de práticas e estudos ocorridos durante a aplicação do nosso projeto "EXPERIMENTANDO TEATRO DE SOMBRAS NA SALA DE AULA" - resultado de um trabalho de conclusão de licenciatura de Educação Artística/Artes Visuais. O relato conta expectativas, objetivos e aprendizados advindos de uma vivência com duas classes de sétima série cujos alunos descobriram e utilizaram como recurso para criar e encenar histórias a linguagem milenar teatro de sombras.

Gargântua produções é um grupo artístico que faz ao vivo durante a exibição de películas com narração e trilha sonora a sonorização de filmes mudos. É um trabalho fantástico e muito orgânico que lembra muito rádio ao vivo. Um dos trabalhos-destaque deste grupo é a sonorização de filmes da cineasta Lotte Reiniger, uma das pioneiras do cinema de animação e que animação de figuras chapadas sobrepostas em mesa de luz - trata-se de uma forma de resgatar técnicas de teatro de sombras oriental.
O grupo Gargântua gentilmente dispos em seu site o relato de autoria de Giuseppe Carlos Cicale, sob orientação de Fabiana Menassi sobre a aplicação do teatro de sombras na sala de aula.

Acrescento ainda, um espaço disponibilizado pelo IAE para a galeria de algumas fotos das produções teatrais com sombras realizadas por nossos alunos durante a experiência.

Contando um pouco mais sobre a vivencia em sala de aula, a experiência estética com o teatro de sombras, o prof. Giuseppe e demais autores do trabalho de conclusão de licenciatura, concederam uma entrevista para coluna "Fala Professor" da Revista virtual Art&
Boa leitura!

Nenhum comentário: