Coordenação do Projeto Cultura Afroindígena na EE. Prof. Maria Antonietta de Castro

Apesar da população brasileira negra ser a maioria e os indígenas os genuínos brasileiros a sociedade de nossa amada terra ainda maltrata quem não é branco.

Hoje dia Nacional da Consciência Negra é um passo para um processo de respeito - que seja espontâneo, e não uma obrigação - a diversidade étnica do Brasil. É um espaço conquistado pelos afrodescendentes que ainda não tinham voz e nem vez para mostrar suas essências, a cultura trazida do continente Africano e que sobreviveu graças a persistência, coragem e amor às suas raízes. Um dia para a consciência negra ainda é pouco para reparar séculos de injustiças, é necessário fazer muito mais. Mas o dia de hoje é um passo adiante.

A escola considerada um lugar de diversidade cultural e de pluralidade étnico-racial, é onde as crianças também constroem sua identidade e valores. Nesse sentido achamos justificável a aplicação de um projeto que se fazer cumprir as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Por isso desde agosto de 2013 temos postado os conteúdos, vivências e registros das ações do Projeto Cultura Afroindígena na EE. Prof. Maria Antonietta de Castro.
A proposta de nosso projeto é vivenciar com os alunos da unidade escolar duas amplas culturas das raízes brasileiras: a de matriz africana e a indígena - os genuínos brasileiros que estavam no Brasil quando chegaram os europeus.

Então abrimos esta página a comunidade para que nos acompanhe e participe deste projeto com sugestões e o que mais julgar necessário.


E sejam bem vindos!

Equipe do Projeto Cultura Afroindígena nas escolastro

Nenhum comentário: