Index

portfolio (114) desenho (60) fanzines (56) exposições (46) Vivências pessoais (40) história em quadrinhos (36) Oficinativa (34) Convites (33) dicas - arte educação (27) publicacao (27) Quintal Organico (24) arte educação (23) Ideias para trabalhar na escola (22) thina curtis (19) Poesias (18) Amor Experimental (17) fanzinada (17) AfroEscola (13) Poemas Ilustrados (13) Projeto Cultura Afroindígena (13) Cineclube Cidadãos Artistas (12) criança = CRIAR Arte Moderna e Contemporânea (12) cultura africana (12) Rede ABC - Estância Solidária (11) Mensagens - reflexão (10) Cinema (9) Imagem vale mais que mil palavras (9) Propostas de atividades (9) Feira Gaiola Atmosférica (8) Orquestra Paulista de Gaitas (7) música (7) teatro de sombras (7) Escola (6) arte de rua (5) atividades itinerantes (5) galeria de arte dos alunos (5) vídeos (5) Educomunicação (4) Textos (4) cultura (4) lançamento (4) Bicicleta (3) Imagem vale mais do que mil palavras (3) cultura indigena (3) espetáculo teatral (3) premiação (3) produção de vídeos (3) quotidianos (3) videos (3) Passeios (2) ULA - Universidade Livre das Artes (2) agroecologia (2) animação (2) arte postal (2) cidadaos artistas (2) contação de histórias (2) curso (2) documentário (2) gaita (2) hq (2) lançamento de livro (2) literatura (2) meio ambiente (2) parcerias (2) pinturas (2) Bloqueio de Telemarketing (1) Dicionário de língua portuguesa (1) Fanzines portfolio (1) Fórum Social ABC (1) Núcleo ABC de Folclore (1) Reclamação (1) Sustentabilidade (1) Turismo de Intercâmbio Ecológico (1) campanha (1) estúdio (1) folclore (1) graffiti (1) intervenções (1) manifeste (1) retrato artístico (1)
Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Paulistana, licenciada em Artes Visuais, professora titular de Artes da rede pública de ensino do Estado de SP. De maneira autônoma e em parceria com coletivos de arte, cultura e cidadania pesquisa/desenvolve as linguagens artísticas: desenho, quadrinhos, produção de vídeo experimental e de música experimental. Desenvolve os projetos educacionais: "Arte Moderna e Contemporanea" e "Cultura AfroIndigena nas Escolas". Cria/participa de Fanzines de ilustração e de poemas ilustrados em parceria com escritores e educadores independentes. Participa desde 2012 de exposições de Desenho, de Quadrinhos e de Fanzines. Formou-se também na área de construção civil e teve experiência profissional como Técnica em Edificações, Tecnóloga em Construção de Edifícios e Desenhista Projetista/Arquitetura.

Coordenação do Projeto Cultura Afroindígena na EE. Prof. Maria Antonietta de Castro

Apesar da população brasileira negra ser a maioria e os indígenas os genuínos brasileiros a sociedade de nossa amada terra ainda maltrata quem não é branco.

Hoje dia Nacional da Consciência Negra é um passo para um processo de respeito - que seja espontâneo, e não uma obrigação - a diversidade étnica do Brasil. É um espaço conquistado pelos afrodescendentes que ainda não tinham voz e nem vez para mostrar suas essências, a cultura trazida do continente Africano e que sobreviveu graças a persistência, coragem e amor às suas raízes. Um dia para a consciência negra ainda é pouco para reparar séculos de injustiças, é necessário fazer muito mais. Mas o dia de hoje é um passo adiante.

A escola considerada um lugar de diversidade cultural e de pluralidade étnico-racial, é onde as crianças também constroem sua identidade e valores. Nesse sentido achamos justificável a aplicação de um projeto que se fazer cumprir as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Por isso desde agosto de 2013 temos postado os conteúdos, vivências e registros das ações do Projeto Cultura Afroindígena na EE. Prof. Maria Antonietta de Castro.
A proposta de nosso projeto é vivenciar com os alunos da unidade escolar duas amplas culturas das raízes brasileiras: a de matriz africana e a indígena - os genuínos brasileiros que estavam no Brasil quando chegaram os europeus.

Então abrimos esta página a comunidade para que nos acompanhe e participe deste projeto com sugestões e o que mais julgar necessário.


E sejam bem vindos!

Equipe do Projeto Cultura Afroindígena na EE. Prof. Maria Antonietta de Castro

Nenhum comentário: