Projeto - Experimentando Teatro de Sombras na Sala de Aula


Aula aberta - Valter Valverde (Núcleo Teatral Luzes e Lendas), Abril/2007 - (ver álbum de fotos "Entrevista Valter Valverde", lado esquerdo deste blog)

Para mim, 2007 foi um ano produtivo e recompensador. Junto com amigos da faculdade desenvolvi uma empreitada importante à minha formação acadêmica: a realização do projeto experimental de conclusão da licenciatura de educação artística/artes visuais. Com o objetivo de aplicar o teatro de sombras em sala de aula pesquisamos a trajetória histórica e as características técnicas e culturais desta linguagem onírica; conhecemos grupos teatrais profissionais contemporâneos; estudamos textos teóricos de professores peritos no assunto; e arriscamos a encenação de um espetáculo teatral de sombras para animar uma festa de aniversário. (ver álbum de fotos "Animação de festas", lado esquerdo do blog)


Nesta aventura descobri o quão fascinante é presenciar/conhecer a produção de artistas do teatro de animação. Surpreendi-me com tamanha estranheza e interesse dos alunos participantes do projeto pelos trabalhos de mestres orientais e diretores teatrais contemporâneos envolvidos com a linguagem das sombras.

Espetáculo teatral do Karagöz K (Núcleo Teatral de Curitiba/PR), Junho/2007 - ver álbum "Espetáculo Tecno-Shadow - Karagöz K", lado esquerdo deste blog)



Apresentação dos alunos, Setembro/2007



Grupo de professores idealizadores do projeto, Maio/2007

Confira na íntegra o resultado deste trabalho, intitulado "Experimentando Teatro de Sombras na Sala de Aula". Ele contém a história, as características do teatro de sombras oriental/ocidental e o relato das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O arquivo do projeto encontra-se disponibilizado no Scribd:


http://www.scribd.com/people/view/7402246-fabi-menassi



Boa leitura!


Agradecimentos especiais às pessoas que gentilmente contribuíram à realização deste projeto:

- Alunos das sétimas séries C e F 2007 da Escola Estadual "Wolny de Carvalho Ramos", São Paulo/SP;

- Valter Valverde (Núcleo Teatral Luzes e Lendas, São Paulo/SP);

- Marcello Santos (Núcleo Teatral Karagöz K, Curitiba/PR);

- Alexandre Fávero (Teatro Lumbra, Porto Alegre/RS) e

- Prof. Valmor Beltrame (UDESC, Santa Catarina).

Um comentário:

madinha disse...

Olá, Fabiana!

Não seria necessário escrever que adorei seu T.C.C., mas vou escrever sim....adorreeeeeiiiii!

Estou pensando (quase concretizando) em trabalhar com quatro turmas do 1º médio. Li , certa vez, um artigo sobre teatro de sombras e , também, mergulhei nos vídeos do you tube.
Confesso que seu trabalho de curso me deu embasamento e respaldo para construir meu projeto e "mandar brasa".
No entanto, estou tendo problemas em imprimir seu trabalho. Confesso minhas limitações internáuticas e não houve uma empatia com esse "scribd". É possível disponibilizá-lo como muitas vezes aparece na internet, ou seja, diretamente em pdf ou html? Se fosse possível, inclusive enviar para meu e-mail, fivaria agradecida de montão!