Comemoração: Dia Internacional do FANZINE 29 de abril de 2012

Olá amig@s!

29 de abril é o Dia Internacional do FANZINE, publicação independente muito parecida com uma revista mas que traz em si conceitos e desenvolvimento muito particulares. É uma prática que está em todo o planeta e se caracteriza pela diversidade de temas que aborda, formatos que assume e solidariedade que gera entre as pessoas que se envolvem neste universo.

Desde 2011 foi criado o "movimento" FANZINADA que basicamente são encontros para celebrar e difundir essa ARTE de comunicar. O primeiro encontro foi em abril passado no ABC paulista (Espaço Gambalaia em Santo André). A partir de então, a ideia cresceu e circulou rapidamente...

Várias atividades estarão ocorrendo durante o período e aqui queremos convidá-l@s para duas ações:

PIÁzinada
Atividade dentro do Programa de Iniciação Artística, no dia 25 realizaremos no CEU 3 Pontes uma intervenção no pátio, expondo materiais da CENTRAL ZINE (fanzineteca itinerante) e da Rádio de Rua para a comunidade, a partir das 12h30. Logo depois, faremos uma oficina de criação coletiva na biblioteca da unidade, às 14 horas. Também haverá uma exposição do acervo da CENTRAL ZINE entre 25 e 27, no mesmo local. CEU 3 Pontes: Rua Capachós, 400, Jardim Romano, São Paulo (zona leste, linha Calmon Viana da CPTM).

Escola de Rua
Ocupação cultural a ser realizada no domingo dia 29, a partir das 15 horas, no Parque Celso Daniel, para mostrar essa prática a outros cidadãos. Oficina de confecção coletiva, exposição do acervo da CENTRAL ZINE, espaço para debates e trocas sobre o tema, "palco aberto" para outras intervenções socioculturais. Parque Prefeito Celso Daniel: Avenida Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim, Santo André (15 minutos da estação ferroviária).

Como introdução rápida e atual à FANZINADA, sugerimos os links:

www.ugrapress.wordpess.com - Anuário e Ugra Fest 
http://vimeo.com/23394876 - I FANZINADA no ABC
http://www.youtube.com/watch?v=IUTSn0uUAFQ  - trailer Fanzineiros do século passado
http://www.monmagan.com/grapas/ - documentário em espanhol (participo aos 20'11'')

Abraços e que possamos nos encontrar
Divulgação
Carlos Rogerio


Nenhum comentário: