Visita a Exposição Escher - CCBB de SP

Sábado aproveitei a folga para visitar a exposição do artista holandês Escher - O Mundo Mágico de Escher. E neste passeio tive a alegria de desfrutar da companhia de um amigo de longa data, o Ernani.



Reprodução interativa em 3D de uma obra do artista

As obras de Escher são bastante utilizadas em livros de Filosofia, pois suas características do Dadaísmo - brincam com o olhar e o pensamento/opinião humano construído pela realidade. Sua formação acadêmica, arquitetura, permite que trabalhe mais facilmente em suas obras com anamorfismo, matemática e física (óptica). Três palavras podem resumir as obras de Escher: eternidade, infinitude e espanto. Segundo o próprio artista em uma carta a um amigo, ele diz: "procuro apenas causar espanto nas pessoas". 






Na exposição logo se vê o impressionante domínio do artista para algumas técnicas de gravura: xilogravura, litogravura e linóleogravura - gravuristas sabem como ninguém que as técnicas demandam trabalho e dedicação - o que valoriza ainda mais as obras artísticas. Acredito que para trabalhar arte com as crianças as obras são excelentes pois despertam a curiosidade dos pequenos.



 Vista superior do térreo. Abaixo uma reprodução de Escher.

A exposição conta com um conjunto de projetos: design gráfico, artístico, logístico, arquitetônico, iluminação, cinema. Impressiona o trabalho da curadoria e sua estrutura.


Fabi Menassi

Fotos: Ernani Andreoli

A exposição estará aberta a visitação até dia 17 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. E para quem deseja banquetear, confundir, brincar sua própria percepção sobre as coisas reais, a exposição das obras do Escher é uma ótima dica. Mas prepare-se, pois parece que a exposição está atraindo muitos visitantes.

Até a próxima amig@s!

2 comentários:

Fernando Alves disse...

Ainda nao fui, esta exposição deve ser ótima!

Fabi Menassi disse...

Estava ótima sim! Acho que quem não conhecia Escher e viu a exposição começou a gostar de suas obras.

Beijos e obrigada pela visita!